fbpx
Compartilhar no WhatsApp


Como atingir a alta performance com o Eneagrama?

Para muitos autoconhecimento é apenas mais uma palavra que está na moda, mas sendo “modinha” ou não, o importante é que as pessoas estão acordando para a necessidade de se conhecerem melhor não só exteriormente, mas também interiormente. O Eneagrama é um estudo desenvolvido pelo filósofo George Ivanovich Gurdjieff. Essa metodologia de percepção profunda da personalidade humana e de toda a estrutura cognitiva subjacente a ela, ajuda a potencializar a melhoria contínua das ações humanas, a fim de proporcionar uma vida mais equilibrada e sistêmica. O Eneagrama é, por excelência, um mapa de autoconhecimento sistêmico.

Conhecer o Eneagrama é uma aventura, uma aventura de poder, tanto para o bem quanto para o mal. O objetivo dessa ferramenta é proporcionar autoconhecimento e auxiliar a melhorar as relações humanas, mas ela também pode ser utilizada de forma errônea, para manipular as pessoas. Inicialmente, Gurdjieff, não desenvolveu o Eneagrama voltado para a teoria das personalidades que conhecemos hoje, mas no decorrer do tempo, essa metodologia foi sendo adaptada e contempla mais conhecimentos e significados que vão ao encontro das necessidades humanas por autoconhecimento.

A teoria por trás do Eneagrama aborda as personalidades do ser humano, mas o que é personalidade? O que compõe essa estrutura cognitiva tão importante? A definição de personalidade parece simples, mas não o é. O dicionário define personalidade como um “conjunto de qualidades que define a individualidade de uma pessoa moral”. A personalidade está alinhada à consciência humana, mas segundo Freud, a consciência é inconsciente em sua maior parte.

Nesse viés, a estrutura mais básica da personalidade é formada pelo id, pelo ego e pelo superego. O id é a parte mais instintiva dessa estrutura, é essencialmente caótico, impulsivo, cheio de dicotomias. Já o ego é a parte mais apaziguadora, que tem como função proteger a personalidade, e por conseguinte, a saúde mental, por tentar equilibrar a realização e satisfação dos inúmeros desejos do id. O superego, por sua vez, atua como proibidor, juiz. É ele que faz a valoração sobre as “ações” do ego, tentando encaixá-las na caixinha do certo ou do errado, procurando observar os códigos de conduta, ética, aceitos socialmente etc.

Para o psicólogo e professor universitário Osvaldo Sobral, “personalidade é a própria pessoa em sua globalidade, mente e corpo. O ser humano interagindo com o mundo, com os outros e consigo mesmo. E é, ainda, cada sujeito histórico (pessoa, ser humano), que se distingue um do outro, se desenvolvendo com maior ou menor proximidade em relação aos ideais e/ou padrões socioculturais, na materialidade da existência cotidiana, que é percebida subjetivamente. Assim, a personalidade é constituída por aspectos biopsicossociais – herança genética, temperamento e caráter -, e tal constituição se desenvolve de forma dinâmica, estruturando, concomitantemente, as dimensões psicológicas humanas: afetividade, cognição e volição” (SOBRAL, 2019).

 

Estrutura básica do Eneagrama – Tipos e Subtipos

Depois de compreender melhor a estrutura da personalidade, é importante mapear os nove os tipos de perfis de personalidade, de acordo com o Eneagrama, que são conhecidos como eneatipos. Cada tipo apresenta características de todos os tipos, mas há características mais pulsantes e coerentes com a lógica da teoria que o definem como um tipo x específico, seja ele, tipo um, tipo dois, ou qualquer outros dos nove tipos existentes. Mais adiante, vamos falar mais sobre as características principais de cada eneatipo.

Outra parte importante dessa ferramenta são os centros de inteligência, que são três: o instintivo (8, 9, 1), o emocional (2, 3, 4) e o racional (5, 6, 7). O tipos 8, 9 e 1 estão no mesmo centro, simbolicamente representado pelo corpo. Esses tipos sofrem influência do corpo em suas decisões, comportamentos, sentimentos e reações. Já os tipos 2, 3 e 4, são influenciados por decisões e emoções, que partem do coração, enquanto os tipos 5, 6 e 7 são influenciados pela cabeça, refletindo comportamentos e decisões mais racionalistas.

Se o ser humano é um ser tríade, corpo, alma e coração, ele precisa de sincronicidade, equilíbrio e harmonia entre essas estruturas, e isso pode ser buscado por meio da compreensão, valorização e desenvolvimento desses centros. Se o corpo pede algo em determinado momento, por exemplo, mas o coração não quer, causando tensão entre essas duas dimensões, a mente tem o poder de buscar o equilíbrio e mensurar se a consecução da ação em questão é a melhor forma de solucionar o problema.

 

“O Eneagrama é, por excelência, um mapa de autoconhecimento sistêmico”.

 

De fato, cada ser humano é diferente e são as diferenças que fazem a vida acontecer. Vamos conhecer agora algumas características dominantes de cada um dos nove tipos. O eneatipo 1 é conhecido por ser metódico, o perfeccionista, já o tipo 2 é o doador, o generoso, o tipo 3, por sua vez, é o workaholic, e o tipo 4 é o romântico, o mais dramático de todos os tipos, enquanto o eneatipo  5 é o mais racional, muito observador. O tipo 6, por sua vez, é o medroso, legalista. Já o tipo 7 é o imediatista, que não gosta de rotina. O tipo 8 é o confrontador, ama desafiar os outros, e por último, temos o tipo 9 que é o mediador, mas que também é extremamente procrastinador. Qual é o seu eneatipo?

Já os subtipos do Eneagrama são divididos entre: os auto-preservados (caracterizados pelo desejo de sobrevivência, do próprio bem-estar, de cuidado com a saúde etc), os sexuais (caracterizados pela busca por relacionamentos mais profundos do tipo 1 a 1, com tendência a serem mais agressivos dependendo do contexto) e os sociais (caracterizados pelo desejo de harmonia entre as pessoas, dos grupos sociais, do bem-estar coletivo, além da tendência de busca por status e por liderança), sendo que um é dominante, um é reprimido e o outro, secundário. O subtipo dominante é caracterizado quando a pessoa sente falta de algo e compensa essa ausência com excessos. O subtipo secundário está na faixa da normalidade, podendo sofrer picos de alteração para mais alto ou mais baixo, dependendo do contexto. E o subtipo 3 também é caracterizado pela falta de algo, mas a ausência desse algo leva esse subtipo à desistência, ao contentamento.

Por isso, a busca por autoconhecimento e a possibilidade de conhecer melhor as qualidades, virtudes, vícios, necessidades, percepções, para ser uma pessoa melhor é tão importante e está sendo cada vez mais buscada. De fato, para obter impacto pessoal, compreendendo o seu “eu”, é necessário um processo de (des)construção do seu ser. Mas como atingir a alta performance sem se esforçar em compreender seus pontos fortes e fracos? Para quem quer compreender o que afeta diretamente o seu nível de produtividade, o Eneagrama é uma das estratégias indicada por se tratar de uma metodologia que possibilita a percepção profunda da consciência humana para lidar com emoções do dia a dia, além de auxiliar na melhoria contínua das ações e realizações pessoais, a fim de proporcionar uma vida mais equilibrada e sistêmica.

 

Por Michele Souza

 


Vídeos – Alta Performance com o Eneagrama

 

Você sabe o que é Eneagrama?

 

Os nove tipos de perfis de personalidade – Eneatipos

 


Informações sobre o Curso

 

Próxima Turma

Data: Dezembro de 2019

 

 


PÚBLICO ALVO:

Profissionais de Recursos Humanos, gestores, líderes, docentes, estudantes e profissionais de Psicologia, e toda e qualquer pessoa disposta a começar uma jornada de autodescoberta.

 

FACILITADORES:

Leonardo Nunes e Michele Souza

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Conceito de Eneagrama;
  • Contexto histórico do Eneagrama;
  • Conceito de personalidade;
  • Noções sobre a formação da personalidade;
  • Os nove tipos de personalidade humana;
  • Os três centros de inteligência;
  • Noções de asas e flechas;
  • Introdução aos subtipos de personalidade;
  • Os eneatipos e as relações afetivo-emocionais;
  • Os eneatipos e as relações profissionais.


CARGA HORÁRIA:

8 horas.

 


Quero Participar

 

 

 

 


Vem se Conhecer Mais e Melhor Conosco!

 

 

 

 

 


Faça parte de nossas redes sociais!

 

Instagram: https://www.instagram.com/smartensino/
Facebook: https://www.facebook.com/smartensino/
Twitter: https://twitter.com/smartensino/
Youtube: https://www.youtube.com/UC…FvLKqw

 

Como atingir a alta performance com o Eneagrama?
Classificado como:                                                        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *